Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

ELIMINATÓRIAS DA COPA DE 1970 - BRASIL X PARAGUAI - MARACANÃ - ESTÁVAMOS LÁ

31/08/2009
Eliminatórias da Copa do Mundo de 1970
Maracanã - Rio de Janeiro

Ainda animados com a ida ao jogo do Palmeiras e Corinthians no Pacaembú, em 1969, com os jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 1970, o Brasil dependia de uma vitória simples, no último jogo desta competição, em cima do dificílimo Paraguai, tomamos a decisão.

Eu, o Milton e o Ricardo resolvemos ir ao Rio de Janeiro assistir a este histórico jogo.

Como o Milton, naquela época, trabalhava na SKF Rolamentos em Cumbica, não poderia ir conosco no avião da FAB, o C-47, que fazia todas as sextas feiras e segundas feiras a rota Rio/São Paulo, Cumbica/Aeroporto Santos Dumont, levando os alunos da EAOAR (Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica) residentes no RJ. Como sempre sobravam lugares, tínhamos a possibilidade de pegar este voo. Ficou marcado do Milton ir de ônibus, porém, devido ao trabalho na segunda feira, ele acabou desistindo.

Eu e o Ricardo voamos em direção ao grande jogo no Rio e nos alojamos na casa de meu tio Romeu que morava em Vila Isabel, na Rua Teodoro da Silva, que dava de frente aos portões do Maracanã.

Após os ingressos comprados, para as arquibancadas, marcamos ir para ao Estádio às 12 horas, horário de abertura dos portões, o que fizemos. Antes, meu tio nos deu uma bandeira do Fluminense pra gente torcer para a seleção.

Entramos no Maracanã e devido ao horário, meio dia, ficamos no melhor local das arquibancadas, bem na linha divisória do gramado, com uma vista incrível de todo o campo.

Mas... sempre tem um mas...o Maracanã foi enchendo de gente, de tal maneira que não havia mais lugar para toda aquela massa humana e as pessoas começaram a deitar entre nossos pés, e onde cabiam duas pessoas sentadas, estavam quatro !

De repente, atrás, ouvimos um grito e olhamos. Eram três brutamontes, do tamanho de uma jamanta cada um, vestidos com camisas do Flamengo, dizendo, ""AQUI É LOCAL ESHCLUSIVO DE FLAMENGUISHTASHHH (sotaque carioca), QUEM NÃO FORRR PODE SAINDO E QUERO O MEU LUGARRRR ! Claro que abriu uma clareira para os três sentarem.

O Ricardo disse " é melhor guardar a bandeira, sô" coisa que fiz rapidamente.

Retrospectiva do jogo:


FOTO: o escrete das eliminatórias em 1969. Em pé: Carlos Alberto Torres, Joel Camargo, Felix, Djalma Dias, Wilson Piazza e Rildo. Agachados: Nocaute Jack (massagista), Jairzinho, Gérson, Tostão, Pelé, Edu e Mário Américo (massagista).

Ficha técnica:
Brasil: Félix; Carlos Alberto Torres, Djalma Dias, Joel Camargo e Rildo; Wilson Piazza e Gérson; Jairzinho, Tostão, Pelé e Edu. Técnico: João Saldanha.
Paraguai: Oscar Aguilera; Justiniano Enciso, Vicente Bobadilla, Sergio Rojas e Luis Mendoza; Alcides Sosa e Pablo Rojas; José Luis Ivaldi (Dionisio Valdez), Felipe Ocampo, Benício Ferreira e Lorenzo Jiménez. Técnico: José Maria Rodriguez.
Árbitro: Ramon Barreto Ruiz (Uruguai).
Gol: Pelé (23' do segundo tempo).
Data: 31/08/1969.
Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro, Brasil.
Público: 183.341 pagantes. (RECORDE DE PÚBLICO OFICIAL DO MARACANÃ)

Quando o Pelé fez o gol do Brasil, na verdade, de tanta gente eu não via nada e só percebi que, de tão apertado, eu subi sentado sem colocar os pés no chão quando todos levantaram para gritar o gol.
 O Maracanã tremeu e eu e o Ricardo pulávamos se abraçando.



Ao final da partida, não havia alternativa, tínhamos que acompanhar o povo saindo do Estádio e o Ricardo disse "saimos pelo portão errado, ao contrário de onde entramos". E quem disse que era possível retornar??? com aquela multidão toda. Entramos num bar e esperamos aliviar a multidão para retornarmos.

Com este jogo, classificamos para a Copa do Mundo de 1970 e em junho de 1970 conquistamos definitivamente a Copa Jules Rimet com o Tri-campeonato mundial., mas isto, é uma outra história...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário.